Tudo sobre a OBF
SOBRE
Há quem ame a Física e há quem a odeie, mas uma coisa é fato: é ela quem nos permite entender com detalhes os fenômenos presentem no nosso dia a dia. Sendo assim, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) traz aplicações práticas para o conteúdo aprendido em sala de aula, por meio de questões que envolvem criatividade e raciocínio lógico.
PARTICIPAÇÃO
A OBF é aberta aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, que durante a competição serão agrupados nos seguintes níveis:
Nível 1 – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Nível 2 – 1ª e 2ª série do Ensino Médio
Nível 3 – 3ª série do Ensino Médio + 4ª série do Ensino Técnico
INSCRIÇÃO
Na inscrição individual, o próprio estudante faz o seu cadastro no site da competição. Mas ela só é aberta para os alunos cujas escolas não estão inscritas na olimpíada.
PROVA
A OBF é dividida em três fases:
Primeira Fase - 20 questões de múltipla escolha, com quatro horas de duração.
No Nível B, a prova possui 25 questões no total. Isso ocorre por causa da diferença que existe entre a grade curricular de algumas escolas. As cinco primeiras questões são exclusivas para os alunos da 1ª série, que poderão escolher vinte questões, entre as vinte e cinco disponíveis, para resolver.
Segunda Fase - 8 questões dissertativas, com quatro horas de duração.
No Nível B, a prova possui 12 questões no total. As quatro primeiras questões são exclusivas para os alunos da 1ª série, que poderão escolher oito questões, entre as doze disponíveis, para resolver.
Terceira Fase - 8 questões dissertativas, com quatro horas de duração.
A aplicação ocorre presencialmente, em centros de aplicação definidos pela coordenação.
No Nível B, a prova possui 12 questões no total. As quatro primeiras questões são exclusivas para os alunos da 1ª série, que poderão escolher oito questões, entre as doze disponíveis, para resolver.
Para os alunos do 9º ano à 2ª série, além da avaliação teórica também há uma prova experimental. Mais informações sobre o funcionamento da etapa experimental serão divulgadas posteriormente.
PREMIAÇÃO
Os estudantes que conquistarem os melhores resultados na terceira fase serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze ou com menções honrosas.
VAGAS OLÍMPICAS
As premiações na Olimpíada Brasileira de Física são aceitas em processos seletivos para cursos do Ensino Superior nas seguintes instituições:
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os alunos com melhor desempenho na OBF serão convidados a participar das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Física (SOIF).