Tudo sobre a OBEcon
SOBRE
A Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) é uma excelente oportunidade para desenvolver os conhecimentos acerca de Economia, Finanças e Negócios. Ao promover um ambiente propício para o crescimento intelectual e emocional, um de seus objetivos é estabelecer um ambiente cooperativo entre alunos e professores, identificando os estudantes em potencial nessa área.
PARTICIPAÇÃO
A OBECON é aberta ao público, logo qualquer pessoa interessada poderá se inscrever. Para fins de competição, os candidatos serão divididos em duas categorias:
Oficial – 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio/Ensino Técnico
Aberta – Destinada aos demais interessados
Os estudantes que concluíram o Ensino Médio no ano anterior à edição atual, ou seja, em 2021, também podem se inscrever na categoria oficial.
INSCRIÇÃO
Para participar, o estudante deve preencher a ficha de inscrição que encontra-se disponível no site da olimpíada.
PROVA
A OBECON é composta por três fases, sendo elas:
1ª Fase – É uma prova objetiva, realizada de modo online, projetada para durar 4hrs, que não precisam ser contínuas. Os participantes poderão resolvê-la a qualquer momento durante um período de sete dias, mas devem respeitar o tempo de duração estabelecido, no qual não é permitido consultar fontes externas.
2ª Fase – É uma prova objetiva e dissertativa, com 4hrs ininterruptas de duração.
3ª Fase – Ocorre em meio a um evento, no qual os participantes serão expostos a uma série de palestras e mesas sobre economia. A partir disso, os estudantes serão agrupados e desafiados a resolver um caso de negócios prático e apresentar a sua solução perante um júri.
É permitido utilizar calculadoras simples, científicas e financeiras ao longo das três fases, contudo as questões são projetadas para que não seja necessário utilizá-las.
PREMIAÇÃO
Os estudantes, pertencentes à Categoria Oficial, que concluírem a 3ª Fase serão premiados com medalhas digitais de ouro, prata ou bronze.
Também haverá prêmios especiais para os alunos de escola pública e para as participantes femininas que mais se destacarem durante a 3ª Fase da competição.
Além disso, 25% dos estudantes de escolas públicas, pertencentes à Categoria Oficial, serão premiados com Menção Honrosa, de acordo com o desempenho apresentado durante a 2ª Fase.
Para os demais participantes que concluírem a 2ª Fase, independentemente de quais sejam as suas categorias, serão entregues certificados de participação.
VAGAS OLÍMPICAS
As premiações na Olimpíada Brasileira de Economia são aceitas em Processos Seletivos para cursos do Ensino Superior nas seguintes instituições:
– Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
– Escola de Economia de São Paulo (FGV-EESP)
– Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Os cinco estudantes, pertencentes à Categoria Oficial, que obtiverem os melhores resultados ao longo das três fases serão convidados para fazer parte da Delegação Brasileira que representará o país na International Economics Olympiad (IEO).