Tudo sobre a OBA
SOBRE
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica lhe convida a embarcar em uma jornada fascinante: desbravar o universo e entender o que está por trás dos fenômenos que, com certeza, tornam a astronomia uma das ciências mais belas de ser estudada.
A OBA aborda os conceitos iniciais de Astronomia e Astronáutica por meio de questões didáticas e divertidas, que propõem a união entre os conhecimentos obtidos em sala de aula, com a interpretação de texto e bom uso do raciocínio lógico.
PARTICIPAÇÃO
A OBA é aberta aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para fins de competição, eles serão divididos nos seguintes níveis:
Nível 1 - 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Nível 2 - 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
Nível 3 - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Nível 4 - 1ª à 3ª série do Ensino Médio + 4ª série do Ensino Técnico
PROVA
A prova da OBA é composta por dez questões de múltipla escolha, sendo sete questões de Astronomia e três questões de Astronáutica.
Quanto à duração da prova, os níveis 1, 2 e 3 possuem duas horas para resolvê-la, já o nível 4 possui um prazo maior, com três horas de duração.
A prova será aplicada presencialmente
PREMIAÇÃO
A OBA entregará cerca de 50.000 medalhas, divididas em ouro, prata e bronze, para todos os alunos que obtiverem as melhores pontuações dentro dos seus níveis.
VAGAS OLÍMPICAS
As premiações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica são aceitas em Processos Seletivos para cursos do Ensino Superior nas seguintes instituições:
– Universidade de São Paulo (USP)
– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
– Universidade Estadual Paulista (Unesp)
– Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
– Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)