Tudo sobre a OBSMA
SOBRE
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) propõe aos seus participantes uma oportunidade de contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde no Brasil.
A partir do desenvolvimento de projetos pautados na saúde, no meio ambiente e nas suas relações com a educação, ciência e tecnologia, a OBSMA busca incentivar a criatividade e a capacidade de inovação de seus estudantes.
PARTICIPAÇÃO
A olimpíada é aberta aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, divididos nas seguintes categorias:
Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Ensino Médio – Ensino Médio/Técnico
INSCRIÇÃO
A inscrição deverá ser realizada por um professor responsável, dessa forma, caberá a ele a tarefa de efetuar o cadastro eletrônico e enviar os trabalhos escritos por correio para uma das Coordenações Regionais.
PROJETO
Existem três modalidades de produção para os trabalhos, sendo que cada projeto deve ser inscrito em apenas uma delas:
Produção Audiovisual – Essa modalidade é exclusiva para a participação em grupo. Aqui, os participantes deverão produzir um vídeo, utilizando a linguagem audiovisual, com até 10 minutos de duração. O gênero audiovisual é de livre escolha da equipe.
Produção de Texto – Os participantes (individuais ou em grupo) deverão elaborar um texto, com até 10 páginas, que pode ser ilustrado e/ou acompanhar algum material extra, que complemente as informações sobre o projeto desenvolvido na escola. O gênero textual é de livre escolha da equipe.
Projeto de Ciências – Essa modalidade é exclusiva para a participação em grupo. Aqui, os participantes deverão elaborar um projeto de ciências, voltado às áreas e disciplinas do Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, a avaliação se dará através do registro dos métodos e das técnicas utilizadas, dos resultados obtidos e do impacto do projeto.
O tema dos projetos também é de livre escolha dos participantes, mas vale enfatizar que eles devem estar relacionados com a temática geral da olimpíada.
PREMIAÇÃO
Os trabalhos produzidos serão avaliados em âmbito regional e nacional.
Primeiramente, serão escolhidos três vencedores para cada regional, por categoria, sendo um para cada modalidade. A partir disso, os premiados na Etapa Regional poderão concorrer à Etapa Nacional, onde serão escolhidos os seis destaques da 11ª edição da OBSMA.
Os vencedores na Etapa Regional também poderão participar dos eventos e da cerimônia de premiação nacional, que ocorrerá na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
VAGAS OLÍMPICAS
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) aceitam as premiações na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente em seu Processo Seletivo para alguns cursos do Ensino Superior.